A Galeria Casa Pedra Branca, em Floresta, no Sertão de Pernambuco, inicia neste mês de agosto um novo programa artístico: a “Residência Pedra Branca”, iniciativa que tem como objetivo receber artistas de fora da cidade para desenvolver trabalhos de pesquisa, experimentação e intercâmbio cultural. O projeto surge como uma oportunidade de fortalecer a cena artística local, ao mesmo tempo em que promove diálogos entre diferentes linguagens e contextos criativos.
Primeiro residente: Gentil Porto Filho
O artista e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gentil Porto Filho, foi o primeiro convidado da residência. Reconhecido por sua plataforma estética chamada “arte-cópia”, Gentil traz para Floresta o projeto “O Hospedeiro”, que se propõe a investigar as dinâmicas de acolhimento e troca, explorando a ideia de tanto “hospedar” quanto ser “hospedado” por novos espaços, públicos e colaboradores.
Encontros e formação coletiva
Durante sua estadia em Floresta, Gentil Porto Filho realizará encontros com jovens artistas locais, criando um espaço de diálogo e aprendizado coletivo. A proposta é que, a partir dessas trocas, surjam trabalhos colaborativos que irão compor uma mostra na própria galeria.
Exposição de abertura
Os resultados da residência serão apresentados ao público a partir do dia 5 de setembro, às 20h, na Galeria Casa Pedra Branca, localizada na Praça Antônio Ferraz, nº 141, Centro de Floresta-PE. A exposição marca a estreia do programa e promete ser um marco para o fortalecimento das artes visuais no Sertão.
SERVIÇO
Exposição: Gentil Porto Filho – “O hospedeiro: vetores”
Abertura: 05 de setembro de 2025, a partir das 20h
Endereço: Praça Antônio Ferraz, 141- Centro, Floresta-PE.
Visitação: de quarta a domingo, das 19h30 às 22h30, até 05 de outubro de 2025.
ENTRADA GRATUITA
Fonte: Blog do Elvis

Nenhum comentário:
Postar um comentário