Um homem de 72 anos morreu em um deslizamento de terra na cidade de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (4).
Segundo informações da Defesa Civil de Barreiros, José Rocha Lins foi soterrado enquanto varria o quintal na parte de trás de sua casa, localizada no bairro de Santa Gorete.
A equipe ainda informou que, apesar das fortes chuvas, o deslizamento foi provocado devido a uma obra irregular feita por um vizinho na parte superior do talude.
A Secretaria de Ação Social informou que está realizando o acompanhamento junto a família, disponibilizando auxílio funerário e o acompanhamento psicológico necessário.
Alerta Apac
Na manhã desta quinta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de estado de atenção para uma previsão de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata do Estado.
Dez pessoas desabrigadas em Petrolina
A chuva também causou estragos em outras regiões do Estado. De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, só no município de Petrolina, no Sertão, foi registrado um acumulado de 98 milímetros.
O forte nível de chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Até o momento, dez pessoas estão desabrigadas devido ao avanço dos níveis de água.
A corporação informou que, até as 13h desta quinta, não foram relatadas outras ocorrências para a central da Defesa Civil.
Imóvel em risco em Paulista
Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Defesa Civil recebeu ocorrência para colocação de lonas plásticas em Jardim Paulista Alto e uma outra solicitação de vistoria em imóvel de risco em Arthur Lundgren II.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o município contabilizou 60 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, também na RMR, registrou acumulado de 61 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sem ocorrências significativas, até o momento. Por enquanto, equipes estão em campo realizando vistorias.
Níveis de chuva
Segundo informações da Apac, a previsão é que as chuvas persistam ao longo do dia na Região Metropolitana e cheguem ao Agreste, às Zonas da Mata e ao Sertão.
Às 12h45, os locais que registraram mais chuvas nas últimas seis horas foram:
- Olinda - 79,69 milímetros;
- Paulista - 75,80 milímetros;
- Barreiros - 73,57 milímetros;
- Recife - 61,44 milímetros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário