QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Presídios de Pernambuco vão ter bloqueador de celular, diz secretário


 O uso de bloqueadores de celulares para impedir a comunicação de presos com membros de facções que estão soltos voltou ao radar do governo de Pernambuco dez anos após testes terem sido realizados, sem sucesso, no Complexo Prisional do Curado, localizado na Zona Oeste do Recife.


Em entrevista  ao JC Online, nesta quarta-feira (28), o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, afirmou que está em negociações para que as unidades prisionais do Estado recebam a tecnologia.


“Isso até como policial penal me incomoda, saber que há presos comandando de dentro das unidades prisionais. A gente vai tirar a comunicação. A gente sabe da dificuldade do telefone celular, da questão dos arremessos, que são diários, constantes. Tem unidades que a pessoa passa de moto e faz um arremesso. Por isso, estamos vendo a questão dos bloqueadores de telefone. Isso já está em construção com algumas unidades do Estado”, disse.


Fonte: Portal PE 10

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Concurso da Polícia Civil: Governo de Pernambuco pode convocar o dobro de candidatos

 


O Governo de Pernambuco poderá convocar até o dobro de número de vagas do concurso da Polícia Civil. Um aditivo referente ao edital foi publicado no sábado (24), no Diário Oficial do Estado. 

Inicialmente, o concurso previa 250 vagas para agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegado, totalizando 445 vagas, que, agora, podem ser ampliadas. As provas foram realizadas nesse domingo (25).

Poderão ser convocados canditados aprovados em todas as etapas do concurso e que estejam classificados até o dobro do número de vagas indicadas no edital do concurso da Polícia Civil.

De acordo com o Governo de Pernambuco, todos os cargos a mais estão condicionados à existência de vagas, à inexistência de impedimento legal e/ou orçamentário e à expressa autorização da Câmara de Política de Pessoal (CPP).

Os salários iniciais ofertados são de R$ 4.700, para os cargos de agente de polícia e escrivão, e R$ 10.930,51 para o cargo de delegado. A divulgação do resultado final está previsto para ocorrer no dia 1º de abril.

“O aumento no número de vagas para o concurso da Polícia Civil faz parte da política do Juntos pela Segurança de otimizar a capacidade investigativa da corporação. Estamos trabalhando para ter mais agentes, escrivães e delegados para nos ajudar a dar tranquilidade à população pernambucana e as respostas que almejamos para a segurança pública”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para a secretária de Administração, Ana Maraíza, a convocação do dobro do número de candidatos para os cargos de delegado, agente e escrivão irá fortalecer a segurança pública do Estado.

“Essa é mais uma iniciativa da atual gestão que incrementará o quadro de servidores da área de segurança e que fornecerá à sociedade serviços públicos mais eficientes”, pontuou.
No início deste mês de fevereiro, o governo também ampliou de 2.700 para 5.250 o número de vagas do concurso da Polícia Militar, cujas provas foram aplicadas em janeiro deste ano.

Fonte: Folha PE

Serra Talhada/ Ônibus escolar cai dentro de açude e deixa vários feridos

 


Na manhã dessa segunda-feira (26) um acidente envolvendo um ônibus escolar em Serra Talhada mobilizou as equipes de saúde do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam) e Hospital Eduardo Campos (HEC).


De acordo com informações, o transporte coletivo trafegava na região do Distrito de Água Branca, na zona rural da cidade, quando apresentou problemas mecânicos. O ônibus tombou e caiu dentro de um açude.


Segundo a direção do hospital regional, pelo menos oito estudantes foram socorridos para as unidades hospitalares. Sete deles encaminhados para o Eduardo Campos por uma ambulância da Secretaria de Saúde de Serra Talhada. E uma adolescente veio com a família para o Hospam.


“Quando soubemos do acidente mobilizamos toda a nossa equipe de emergência. Uma das vítimas veio de carro próprio para o hospital, e até onde sabemos todos estão conscientes e orientados. Tiveram ferimentos leves e estão passando por protocolos de exames”, comunicou Leonardo Carvalho, diretor do Hospam.


O Hospital Eduardo Campos também informou que pelo menos cinco adolescentes chegaram a unidade estão aparentemente, conscientes e estáveis. Deverão passar por exames de imagem para descartar fraturas. O Corpo de Bombeiros deverá encaminhar mais vítimas.


A reportagem do Farol de Notícias também conversou com o secretário de Educação, Edmar Júnior, que esclareceu que o transporte escolar pertence a Rede Estadual de Educação, e transportava estudantes do Ensino Médio de escolas locais. Edmar esteve no Hospam e se mostrou solidário ao caso, ratificando que serve de alerta para todos.


“Hoje realmente acordamos com essa notícia, esse fato lamentável. Agradecemos a Deus, primeiramente, por o acidente não ter sido mais grave, mas serve de alerta. O transporte que houve o incidente é das redes estaduais, é independente do transporte do município. Mas somos solidários, e tomamos como exemplo para que tenhamos mais cuidado. Estive com uma das crianças há pouco, e as demais vítimas foram para o Eduardo Campos”, afirmou o gestor.


Fonte: Farol de Notícias 

Foto: Reprodução / Cultura FM

Irmãs são presas por tentarem matar a própria mãe

 


Duas irmãs foram presas na manhã desta segunda-feira (26) por tentativa de feminicídio contra a própria mãe, no bairro Rosa dos Ventos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ). As jovens foram identificadas como Jessica de Azevedo Celestino, de 21 anos, e Vitória de Azevedo Celestino, de 20.


A vítima relatou à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) que foi arrastada até o quarto pelas filhas, onde recebeu socos e foi sufocada com um pano na boca e no nariz. Além disso, ela também apresentou áudios enviados pelas filhas, com ameaças, mesmo após ela ter prestado queixa.


As agressões ocorreram no último sábado (24). Debilitada, a vítima procurou a unidade policial, e na ocasião, os plantonistas tiveram que chamar uma ambulância, e só horas depois a mulher pôde prestar declarações.


Em depoimento, ela contou que durante as agressões, Vitória ria da situação e que Jessica a xingava: “Vou te matar, sua filha da p*ta!!!”. A violência só parou quando o companheiro da mulher ouviu os gritos e foi ver o que estava acontecendo. Ainda não se sabe por que as filhas agrediram a mãe.


Fonte: Portal PE 10

Governo vai destinar mais de 1 mil prédios públicos sem uso para habitação popular

 


Mais de 500 imóveis da União em 200 municípios poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado para construção de habitações e equipamentos públicos. Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos. 


Nesta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Imóvel da Gente, o Programa de Democratização de Imóveis da União, durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto. O objetivo do governo é, por meio de estudos, dar uma destinação estratégica ao patrimônio público, com diálogo federativo e com a sociedade.


O documento cria ainda o comitê interministerial responsável por direcionar as ações do programa e os fóruns estaduais para gestão democrática dos imóveis, com a coleta das demandas locais e apoio no monitoramento do programa.


De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União e o benefício da população. Segundo ela, o governo do presidente Lula está mudando a lógica do governo anterior, da simples venda dos imóveis – “muitas vezes abaixo do valor de mercado, com perda de patrimônio da União” – sem preocupação com a utilização.


Fonte: Portal PE 10

Jornalista e apresentadora Fátima Bernardes deixa TV Globo após 37 anos




 

A apresentadora Fátima Bernardes deixou a TV Globo após 37 anos trabalhando na emissora. A partir de agora, seus contratos se darão apenas por produto em que ela esteja participando. A informação foi dada pelo colunista Daniel Castro e confirmada ao Estadão por meio da assessoria da empresa.

Desde o início da década, a Globo assumiu um modelo de gestão que encerrou os contratos com grandes nomes da emissora, deixando-os livres para trabalharem em outras emissoras e veículos, mas também abrindo a possibilidade para que eles trabalhem sendo contratados apenas por trabalhos.

Na última sexta (23), Fátima foi anunciada como um reforço da Play9 para participar da cobertura das Olimpíadas de Paris, que acontecem este ano. O retorno da apresentadora aos esportes não será exatamente para cobrir os Jogos Olímpicos, já que a Play 9 não tem direitos de transmissão, mas para fazer conteúdo de bastidores, sempre ligado a patrocinadores.

"Com coberturas de dois outros Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos e quatro Copas do Mundo, Fátima Bernardes já está arrumando as malas para embarcar com a gente rumo a Paris! Vai ser uma cobertura histórica das Olímpiadas 2024, e a primeira 100% digital da Fátima", diz o anúncio da marca nas redes sociais, publicado no último sábado (24).

Fátima era um dos maiores nomes da empresa. Ela foi âncora do Jornal Nacional por quase 14 anos, também apresentou o Jornal da Globo, no qual dividiu a bancada com William Bonner, com quem foi casada durante 26 anos. Também fez parte do Jornal Hoje e o Fantástico.

No início da década de 2010, a apresentadora deixou a bancada do JN, que também dividia com Bonner, para fazer uma guinada na carreira e assumir um projeto na área de entretenimento da emissora, o programa Encontro, que atualmente é apresentado por Patrícia Poeta.

Nos últimos dois anos, Fátima apresentou o The Voice, encerrado na emissora na sua 12ª temporada. A apresentadora também esteve à frente de um programa no GNT, o Assim Como a Gente, que não deve ser renovado para mais uma temporada, conforme dito em uma entrevista dada por ela ao Estadão quando da estreia do programa.

Fátima fez uma publicação nas redes sociais para comentar sobre sua situação na TV Globo. De acordo com a apresentadora, já estava certo seu vínculo por obra trabalhada desde sua saída do programa Encontro.

Na publicação, Fátima também pontuou que deixou três propostas de novos programas para a Globo e que um deles já está sendo desenvolvido. Entretanto, não há uma previsão de quando seria lançado. 

"O importante é que seja de qualidade como o público merece e a @globo sabe fazer, interessante e com meu perfil. Um processo de trabalho muito parecido com o que aconteceu para o Encontro. Até ele ficar pronto, vou tocando outros projetos paralelamente porque é o que amo fazer", ressalta um trecho da publicação. 

VEJA A PUBLICAÇÃO: CLIQUE AQUI


Presidente da ABCDE/CESVASF e da ASSIESPE cumpre agenda de reuniões em Brasília-DF.


Pela manhã, a Diretoria da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES) se reuniu na sede para discutir assuntos de interesses das associadas. Estavam presentes: o presidente da entidade, Antonio Habib, e todos os membros da Diretoria Executiva: Marcia Sardá, Vice-Presidente da Região Sul; Eduardo Vella, Vice-Presidente do Sudeste; Ana Gleide de Souza Leal Sá, Vice-Presidente Norte/Nordeste; Alberto Barella, Vice-Presidente do Centro-Oeste; e Nara Fortes, Secretária Geral.

A tarde, a Diretoria se reuniu com Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Secretário da Secretaria de Educação Superior (SeSu) em defesa das políticas públicas para o ensino superior municipal.


Saiba + https://www.instagram.com/p/C308T9Cuepq/?igsh=eGp5NG16enR1MzJ6


Veja mais fotos do momento: 











sábado, 24 de fevereiro de 2024

Pai joga próprio filho de 11 meses pela janela de carro durante discussão

 


Um bebê de apenas 11 meses foi jogado pela janela de um carro em movimento pelo próprio pai. O caso aconteceu na noite da última quinta-feira (22) em Novo Hamburgo, Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O homem que não teve a identidade revelada foi preso em flagrante.


No momento do crime, o pai estava discutindo com a mãe da criança. Segundo informações, após a ação a mulher ou pulou do veículo ou também foi jogada para fora. A situação ainda está sendo apurada pelas autoridades. A mulher foi atropelada e ficou gravemente ferida depois do ocorrido.


A criança está fora de perigo, ela foi socorrida por moradores e encaminhada para atendimento. A mãe segue internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Geral. O pai foi agredido por populares e atendido com lesões por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


O homem foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra a criança. Ele também foi acusado de homicídio em relação à ex-esposa. Em 2023 houve uma ocorrência de lesão corporal, onde mesmo depois de medidas protetivas o homem invadiu a casa da ex-companheira.


Fonte: Portal PE 10

IPTU do imóvel alugado é responsabilidade do inquilino ou proprietário? Veja o que diz a lei

 


O IPTU, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, está entre os tributos anuais que costumam ser cobrados no início de cada ano.


Neste momento, por exemplo, é comum que surjam dúvidas sobre como realizar seu pagamento. Especialmente para os proprietários e inquilinos de imóveis alugados. Afinal, quem deve pagar o imposto?


De acordo com esta reportagem do Estadão Imóveis, de acordo com a Lei do Inquilinato, em um primeiro momento, a responsabilidade do pagamento do IPTU é sempre do proprietário do imóvel, conforme dispõe o artigo 22, inciso VII da Lei nº 8.245/1991.


No entanto, isso pode ser negociado entre ambas as partes do negócio. Ou seja, o proprietário pode optar por tornar o pagamento do IPTU uma obrigação do inquilino e isso deve estar claro no contrato do aluguel.


De toda forma, caso o IPTU não seja pago por nenhuma das partes, é o proprietário quem será prejudicado e cobrado pela receita municipal do estado em que está o imóvel. Contudo, caso o inquilino seja o responsável, depois de arcar com o tributo atrasado, ele pode acionar ele na Justiça, rescindir o contrato e, até mesmo, vencer em uma ação de despejo.


Colaborou: Vitória Tedeschi.


Fonte: Portal PE 10

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Daniel Alves é condenado a 4 anos e 6 meses de prisão na Espanha por estupro

 


O Tribunal de Barcelona, na Espanha, condenou Daniel Alves a quatro anos e seis meses de prisão pelo estupro de uma mulher de 23 anos em uma boate da cidade. O crime ocorreu em dezembro de 2022, dias após a participação do jogador na Copa do Mundo do Catar com a seleção brasileira. A sentença foi anunciada nesta quinta-feira, dia 22, e cabe recurso. O brasileiro, que alega inocência, estava preso de forma preventiva há 13 meses e vai continuar na prisão enquanto recorre no Tribunal de Apelação.


O julgamento de Daniel Alves durou três dias e foi finalizado no dia 7 de fevereiro. A mulher que acusa o brasileiro manteve a versão inicial e reafirmou ter sido violentada. O jogador chorou bastante, alegou que estava bêbado, mas negou que a relação aconteceu de maneira forçada.


O Ministério Público da Espanha havia pedido nove anos de prisão para o jogador, além de dez anos de liberdade vigiada após o cumprimento da pena, sendo proibido de se comunicar ou se aproximar da vítima. Porém, era esperado que o brasileiro fosse condenado a no máximo seis anos. Isso porque no início do caso, a defesa do jogador pagou à Justiça o valor de 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) em atenuante de pena, espécie de indenização à vítima do suposto abuso.


Fonte: Portal PE 10

Em Salgueiro, agente saúde é encontrado morto dentro de casa

 


O Agente Comunitário de Saúde (ACS) George Fernandes Vieira, 54 anos, bastante conhecido em Salgueiro, foi encontrado morto nesta quarta-feira, 21, deitado numa rede em casa, no bairro Novo Everest. Ele atuava como ACS no Nossa Senhora de Fátima, na região da comunidade do Santa Margarida.


Ainda não há informação confirmada sobre a causa da morte, que será investigada no Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina, para onde o corpo será levado. Muitos amigos e conhecidos se dirigiram para a residência logo que souberam da triste notícia.


George era muito conhecido na cidade, principalmente por ter trabalhado durante anos na Farmácia Gaby que funcionava próximo à Praça Benjamin Soares, um dos pontos mais movimentados de Salgueiro. 


As informações são do Blog Alvinho Patriota.

Duas das vítimas de triplo homicídio em Floresta são de Serra Talhada

 


A equipe de reportagem do Farol de Notícias apurou que pelo menos dois dos três homens alvejados no triplo homicídio são de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.


O crime foi registrado na tarde desta quarta-feira (21) na cidade de Floresta, no Sertão da Itaparica.


Os corpos foram encontrados em meio a um terreno, às margens de uma estrada vicinal próximo ao  Trevo de Serra Talhada, e o distrito de Nazaré do Pico.


Nas imagens é possível ver que entre os corpos havia um objeto ainda não identificado e uma caixa.


Uma das vítimas da tragédia foi identificada como Gabriel dos Santos, 23 anos, estudante do 2º período de Direito e empreendedor do ramo de celulares, veículos e acessórios.


A segunda vítima era Daniel Timóteo, de 28 anos, trabalhava como autônomo, atuando como mototaxista, também é natural de Serra Talhada. Ele deixa uma filha de apenas seis anos.


O QUE SE SABE SOBRE O CASO?


De acordo com informações preliminares, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas no período da tarde, após relatos de disparos na área.


Chegando ao local, as autoridades confirmaram o triplo homicídio, encontrando as vítimas com ferimentos letais na cabeça, sugerindo o uso de uma arma de calibre 12.


Testemunhas relataram ao Blog do Elvis, de Floresta, que os homens assassinados não são reconhecidos como moradores locais.


A hipótese de execução está sendo considerada na investigação, dadas as características do crime.


Com informações do Farol de Notícias

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Tragédia em Floresta: Triplo Homicídio Choca a Comunidade Local


Um crime bárbaro abalou a pequena cidade de Floresta, no interior de Pernambuco, nesta quarta-feira. Três indivíduos, ainda não identificados, foram brutalmente assassinados próximo ao trevo de Serra Talhada, marcando um dos episódios mais violentos na história recente da região.


De acordo com informações preliminares, a Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas no período da tarde, após relatos de disparos na área. Chegando ao local, as autoridades confirmaram o triplo homicídio, encontrando as vítimas com ferimentos letais na cabeça, sugerindo o uso de uma arma de calibre 12.


Testemunhas oculares, que preferiram não se identificar, relataram à nossa equipe de reportagem que os homens assassinados não são reconhecidos como moradores locais, levantando suspeitas sobre a motivação e as circunstâncias que cercam este trágico evento. A hipótese de execução é investigada, dadas as características do crime.


No momento, o local do crime está isolado, com as forças de segurança aguardando a chegada do Instituto de Criminalística (IC) para realizar a perícia necessária. A investigação está em andamento, e as autoridades se esforçam para identificar as vítimas e capturar os responsáveis por este ato horrendo.


A comunidade de Floresta está em choque, lamentando a violência e buscando respostas. A Polícia pede que qualquer pessoa com informações que possam ajudar nas investigações entre em contato, garantindo total anonimato.


Este crime coloca em evidência os desafios enfrentados pela segurança pública na região, reacendendo debates sobre medidas mais eficazes para proteger os cidadãos e combater a violência.


Nossa equipe continua acompanhando o caso e trará atualizações conforme mais informações forem disponibilizadas pelas autoridades.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Israel e Hitler, Navalny e Venezuela versus ONU: entenda as polêmicas de Lula na África

 


Em seu primeiro compromisso internacional em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silvacumpriu agenda no continente africano na última semana, onde visitou o Egito e a Etiópia, países recém-integrados ao Brics, para aprofundar a aproximação política e econômica com os territórios.

Em declarações dadas durante a viagem, nesse domingo (18), Lula criou brecha para um novo desconforto diplomático com Israel, ao comparar a campanha militar do país na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas ao Holocausto.

A polêmica não foi a única na viagem à África - Lula ainda se eximiu de se manifestar sobre a expulsão dos funcionários da agência da ONU ligada aos direitos humanos na Venezuela e questionou a "pressa" pela responsabilização da morte do ativista russo Alexei Navalni. Confira abaixo algumas das declarações dadas pelo presidente.

Comparação com Holocausto
"O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou Lula, comparando a operação militar de Israel com o Holocausto, acrescentando que o conflito "não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças".

O primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu reagiu aos comentários classificando-os de "vergonhosos e graves", e anunciou que seu governo convocou o embaixador do Brasil em Israel. "A comparação entre Israel e o Holocausto dos nazistas e de Hitler atravessa uma linha vermelha", disse o premiê em um comunicado.

O grupo terrorista o Hamas, por sua vez, "louvou" em um comunicado as declarações de Lula, que são "uma descrição exata do que sofre o povo" em Gaza e revelam "a magnitude do crime" cometido por Israel "com o apoio aberto da administração Biden"

A fala polêmica de Lula já havia sido antecipada por uma série de críticas a Israel na quinta-feira, 15, ao lado do presidente do Egito, o general Abdel Fattah el-Sissi. Lula afirmou que Israel mata mulheres e crianças a pretexto de derrotar o Hamas na Faixa de Gaza e que as ações militares do país no território palestino não têm justificativa nem explicação. O governo israelense, acrescentou Lula, ignora decisões das Nações Unidas

'Para que pressa de acusar alguém?'
Lula ainda alfinetou países do Ocidente, como Estados Unidos e Reino Unido, ao dizer que não se deve tirar conclusões precipitadas sobre morte do opositor russo Alexei Navalni, que morreu na sexta-feira aos 47 anos em uma remota penitenciária do Ártico, após mais de três anos de prisão.

"Eu acho que é uma questão de bom senso [...] se a morte está sob suspeita, nós temos que primeiro fazer uma investigação para saber do que o cidadão morreu", declarou Lula em Adis Abeba.

Lula afirmou que é preciso esperar os resultados periciais antes de expressar qualquer opinião. Caso contrário, "você julga agora que foi não sei quem que mandou matar, e não foi, e depois vai pedir desculpas", afirmou. "Para que essa pressa de acusar alguém?", questionou.

Lula indicou que Navalni poderia estar doente e advertiu para os perigos de "banalizar uma acusação". "Não quero especulação", destacou. "Eu até compreendo os interesses de quem acusa imediatamente: 'foi fulano'. Mas não é meu mote. Eu espero o registro que vai fazer, o exame que diga de que o cidadão morreu", insistiu.

'Não tenho informações'
Lula também evitou qualquer postura crítica ao regime de Nicolás Maduro ao afirmar que não tinha "informações sobre do que está acontecendo na Venezuela", ao ser questionando sobre a expulsão do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos de Caracas, prometendo responder após voltar ao Brasil.

Na quinta-feira, 15, a Venezuela suspendeu as atividades do escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) no país, estabelecido em 2019 para apoiar a implementação das recomendações emitidas pelos órgãos internacionais. A decisão incluiu a expulsão dos funcionários do escritório, que receberam o prazo de 72 horas para deixar o país.


Fonte: Folha PE


Família atende pedido de jovem e permite que amigos usem drogas durante velório em Iati, Agreste de Pernambuco

 


Um vídeo que mostra amigos e familiares supostamente fumando maconha durante o velório de um homem viralizou nas redes sociais. O caso foi registrado na cidade de Iati, Agreste de Pernambuco no último fim de semana.


Nas imagens, é possível ver as pessoas reunidas em uma casa, durante o velório de Marcones Basílio da Silva, de 21 anos, morto a tiros em uma academia, na última quinta-feira (15).


No vídeo, um homem fuma o que seria um cigarro de maconha e, em seguida, passa para os amigos, que também fumam, enquanto as pessoas presentes no velório comentam sobre o desejo do morto.


Em seguida, é possível ver um homem colocando o cigarro nas mãos do morto. O vídeo ainda mostra as pessoas saindo do velório, enquanto os familiares prestam as últimas homenagens à vítima.


A Polícia Civil disse que a vítima, de 21 anos, estava em uma academia da cidade, quando foi atingida por diversos disparos de arma de fogo efetuados por homens que se aproximaram em um veículo e em seguida fugiram.


A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, mas não resistiu aos ferimentos. Até o momento ninguém foi preso. Sobre o possível consumo de droga durante o velório, a PC não se pronunciou até o momento desta publicação.


Fonte: Blog Edenevaldo Alves

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Homem da Meia-Noite pede demarcação das terras indígenas

 


O Homem da Meia-Noite arrastou uma multidão de foliões pelas ladeiras de Olinda na noite do sábado de Zé Pereira (10/2) e domingo de carnaval (11/2) com o tema “Terra indígena”. O cortejo homenageou os povos originários Xukuru, o Caboclinho 7 Flechas e o cantor e compositor pernambucano Marron Brasileiro. Entre frevo, toré e caboclinho o gigante mais amado do Brasil destacou a diversidade e a riqueza dos povos indígenas.

“Quando a gente pensou nesse tema, por incrível que pareça, pensamos mais nos valores que no território, que também é tão significativo e importante. É um tema que aguça uma importante reflexão para a humanidade. Como a gente surge de um povo que trabalha coletivamente, respeita a ancestralidade e a natureza e a gente constrói uma sociedade tão individualista, tão desafiadora e tão cruel que a gente vive? Isso precisa ser refletido para que a gente possa se transformar e transformar o mundo. É um grito de alerta”, ressalta o presidente do Homem da Meia-Noite, o professor Luiz Adolpho.

Traje de 2024
 
A imponente vestimenta, criada pela estilista Dayana Molina, descendente das etnias fulni-ô e Aymará, incorporou elementos marcantes da rica cultura dos povos originários. Cada detalhe da roupa refletiu com maestria a inspiração nos traços e símbolo, adicionando um toque de autenticidade e respeito à expressão artística no Carnaval de Pernambuco. “Eu passei toda a minha infância ouvindo histórias sobre o Calunga. Nunca imaginei que um dia eu faria parte desta história. Pense como fiquei surpresa e muito feliz. O povo Xukuru é a verdadeira representação deste tema. Eles têm uma influência decisiva neste traje”, revelou Dayana.
 
Na cartola, mensagens em defesa do povo indígena, como "Demarcação Já"e do meio ambiente: "Salvem a mata". 

História
 
O Homem da Meia-Noite é uma figura icônica e tradicional no Carnaval de Olinda, Pernambuco. Ele foi criado em 1931 e sua história é permeada de vários mistérios. A primeira fala sobre o amor do fundador Luciano Anacleto pelo universo do cinema, onde após assistir ao filme “O Ladrão da Meia-Noite” teve inspiração para criar o gigante. A segunda revela uma lembrança do músico Benedito Bernardino da Silva, criador da música oficial do Calunga, que fala sobre um homem elegante, com dentes de ouro e fraque verde e branco, que pulava as janelas das senhoritas para namorá-las. E a terceira possui forte ligação ao Candomblé, religião de matriz africana, por ter nascido no dia 2 de fevereiro, Dia de Yemanjá.

O gigante tornou-se uma tradição enraizada no carnaval do Brasil, simbolizando a alegria, a criatividade e a celebração da diversidade cultural. O bloco atrai foliões de todas as idades. O desfile do Calunga ocorre sempre na madrugada do sábado para o domingo de Carnaval, iniciando exatamente à meia-noite. Neste horário, o Calunga ganha vida e percorre as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda com muita alegria e emoção.
 
As informações são do Correio Braziliense