QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

domingo, 29 de setembro de 2024

Casal é encontrado morto após sequestro e pagamento de resgate no Sertão de Pernambuco


 

Os corpos de Romildo José de Moura, de 50 anos, e Girlene Soares de Souza, de 22, foram encontrados em um matagal no Sítio Riacho do Meio, na zona rural de Custódia, Sertão de Pernambuco. O casal havia sido sequestrado no dia anterior, e, mesmo após o pagamento do resgate exigido pelos criminosos, foi morto a tiros.

A Polícia Civil relatou que diversas cápsulas de pistola calibre 9mm foram encontradas no local. O relacionamento amoroso entre as vítimas e o pagamento realizado não impediram o crime. As investigações estão em andamento para identificar os responsáveis e entender as motivações por trás do duplo homicídio.

Fonte: Agreste Violento

Incêndio destrói residência de familia carente no bairro DNER em Floresta, PE

 


Um incêndio em uma casa no bairro DNER por pouco não causou uma tragédia na manhã deste sábado (28) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O fogo começou por volta das 11h30 na residência localizada dentro da área do antigo DNIT.


As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas uma das causas mais prováveis é que tenha sido um curto circuito. O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado e o fogo foi apagado pelos próprios moradores com ajuda de extintores. Por sorte ninguém ficou ferido.


Quem puder colaborar com doações pode entrar em contato através do telefone: (87) 99602.1429. A família agradece.


Fonte: Blog do Elvis






Faltam 7 dias: Como consultar o local de votação para as eleições de 2024

 

Faltando 7 dias para as Eleições Municipais de 2024, a eleitora ou o eleitor pode consultar, de forma rápida e fácil, onde vai votar no 1º turno (6 de outubro) e em um eventual 2º turno (27 de outubro) do pleito – que pode vir a ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores.


O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, e o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizam serviços para quem deseja consultar a zona e a seção eleitoral onde deve votar. 


O aplicativo da Justiça Eleitoral e a página do TSE trazem, inclusive, os novos locais de votação de eleitoras e eleitores que pediram a transferência temporária de onde votam originariamente.


Passo a passo


Para conferir o local de votação, acesse o site www.tse.jus.br e clique no menu “Serviços eleitorais”, na barra superior da página. Depois, acesse “Local de votação/zonas eleitorais” e, em seguida, consulte onde votar. Preencha os campos com o nome ou o número do título de eleitor ou CPF, a data de nascimento, o nome da mãe e clique em “Entrar”.


As páginas dos respectivos tribunais regionais eleitorais (TREs) também dispõem de um espaço para pesquisar essas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.


E-Título


Já o aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, oferece acesso ao local de votação logo na tela de início, abaixo do nome da eleitora ou do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral.


O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.


Fonte: Portal PE 10

Criança de 1 anos e dois meses é agredida em berçário no Recife

 


Uma criança de 1 ano e dois meses foi agredida na última quarta (25), dentro do berçário do Colégio Fazer Crescer, o CFC Baby, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. A instituição de ensino informou que a vítima sofreu arranhões e mordidas por parte de outra criança, de dois anos. A Polícia Civil está investigando o caso como lesão corporal.

A mãe da criança, que preferiu não divulgar o nome, publicou uma carta aberta relatando o ocorrido. “Contaram que ela estava dormindo com uma outra criança, no mesmo ambiente, e a berçarista esqueceu de ligar a babá eletrônica, deixando as duas crianças sozinhas nesse ambiente, sem qualquer vigilância de um adulto. (Contaram) Que essa criança tinha acordado e agredido minha filha”, disse, em um dos trechos. 

Após o caso, a mãe da vítima registrou um Boletim de Ocorrência no Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), além de realizar uma perícia traumatológica. Também foi feita uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco (MP-PE).

“Estou recebendo muitas mensagens de apoio. As pessoas estão indignadas, assim como eu, com o ocorrido dentro do Colégio Fazer Crescer Baby. Um local onde minha filha deveria ser acolhida e bem cuidada, mas foi brutalmente agredida”, lamentou a mãe.

O CFC Baby publicou uma carta se posicionando sobre o caso. As imagens da agressão já foram entregues à Polícia Civil. Veja o comunicado na íntegra.

"O CFC BABY, em atenção aos pais e mães da nossa comunidade, esclarece que, no último dia 25 de setembro, ocorreu um lamentável incidente envolvendo duas crianças do nosso berçário. Na ocasião, identificamos que uma das crianças praticou agressões contra uma coleguinha. Diante do ocorrido, nossa equipe envidou todos os esforços para remediar a situação, dando afeto e cuidado às crianças e, ao mesmo tempo, apoio às famílias.

Até o momento, no intuito de proteger a imagem, presente e futura, das crianças, nenhuma publicidade havia sido dada ao caso. Entretanto, movido pelo dever de transparência, se fez necessário este esclarecimento.

É importante ponderar que não se afigura coerente lançar quaisquer juízos prévios de censura à criança de apenas dois anos que desferiu mordidas e arranhões em uma coleguinha de um ano e dois meses.

No mais, o CFC BABY espera que, apesar do ocorrido, a criança atingida possa se recuperar integralmente o mais breve possível e, neste momento, assim como o fizemos desde o início, emprestamos nossa consternação, solidariedade e apoio, seja para ajudar na recuperação da criança, seja para dirimir quaisquer dúvidas relacionadas ao incidente.

Por fim, o berçário realizou a reavaliação das suas práticas e rotinas, de modo a elevar ainda mais os níveis de monitoramento e segurança das crianças, a fim de evitar ocorrências desta natureza, garantindo a continuidade daquilo que nós vimos fazendo há quase 40 anos: cuidar, educar e proteger nossos alunos.

A Direção"

A mãe da criança agredida também publicou um depoimento em que narra o caso. Veja abaixo.

"Pensei muito antes de colocar minha filha no colégio, mas analisando os prós e contras, achei que traria muitos benefícios a ela, e que por óbvio, ela seria muito bem cuidada. Porém, não foi o que ocorreu. No último dia 25.09.24, minha filha foi brutalmente agredida dentro do Colégio Fazer Crescer Baby - CFC Baby. Nesse dia, deixei minha filha no colégio às 7h, em perfeito estado, sem nenhum arranhão, sob os cuidados do CFC Baby, e fui trabalhar, como de costume. Fiquei presa numa reunião de trabalho e pedi para que a babá dela junto com o motorista pegasse minha filha no colégio, que logo após as encontraria em casa. Quando a babá da minha filha chegou ao colégio, a supervisora informou que não iria entregar minha filha a ela, que só o faria a mãe (o que causou estranheza, já que a babá já era autorizada para buscar minha filha no colégio). Apenas nesse momento, após a babá da minha filha ser negada de pegá-la no colégio, a supervisora Patrícia me ligou informando que minha filha tinha tido um “probleminha” durante a soneca, mas que ela estava bem, porém, eu teria que ir lá pessoalmente para conversar. Nesse exato momento, meu mundo desabou. Inúmeras suposições, questionamentos, que tipo de “probleminha” minha filha poderia ter tido? Por que não entregaram minha filha à babá se teria sido um “probleminha”? Por que não me contaram o que de fato aconteceu antes de eu chegar até lá? Diante de todos os possíveis pesadelos, desesperadamente me dirigi ao colégio, não sabendo até agora como consegui chegar lá, porque o desespero já tinha tomado conta de mim. 

Chegando lá, me colocaram numa sala com umas cinco pessoas, entre professora, supervisora e diretora, e minha filha não estava lá. Desesperadamente e inconsolavelmente, eu só gritava pela minha filha, que me foi trazida, nos braços de um berçarista, com o rosto todo machucado, roxo, escoriado, com pontos avermelhados de sangue. Meu mundo desabou ainda mais, eu não consegui pegar minha filha no colo, o desespero agora era ainda maior, aquele pesadelo era real! Respirei e a peguei no colo, com os sentimentos embargados, de alívio por ela estar ali viva, em meus braços, e de desespero pelo que tinha ocorrido com ela. Nesse momento, me contaram que ela estava dormindo com uma outra criança, no mesmo ambiente, e a berçarista esqueceu de ligar a babá eletrônica, deixando as duas crianças sozinhas nesse ambiente, sem qualquer vigilância de um adulto. Que essa criança tinha acordado e agredido minha filha. Eu não sabia o que fazer, só chorava desesperadamente e acalentava minha filha em meus braços! Como uma criança de 2 anos seria capaz de tamanha brutalidade? Improvável essa criança não ter demonstrado comportamento agressivo anteriormente?! Como minha filha ficou lá sem a supervisão de um adulto? Quanto tempo durou essa agressão? O que minha filha vivenciou? Que pesadelo! Que tortura! Como minha menina, cuidada com tanto zelo, com tanto amor, longe de qualquer tipo de violência, pode ter vivido uma agressão dessa? É desesperador. O sentimento de impotência, a culpa de não poder ter a protegido, de a ter livrado dessa agressão. Sim, uma agressão! Minha filha está com múltiplas lesões nas bochechas, olho, cabeça, queixo, boca, mãos, joelho.

Hoje, 27.09.24, dois dias após o ocorrido, narro o acontecido com lágrimas nos olhos, mas com a certeza que minha filha está segura, comigo, em meus braços, com minha família, rodeada de amor, e se recuperando das múltiplas lesões que sofreu. Continuo rezando para que ela jamais lembre do que vivenciou. 

Que sirva de alerta para outros pais, para que esse episódio de terror não se repita, e que nenhuma outra criança passe pelo que minha filha passou." 


FONTE: FOLHA PE 

Conta de luz mais cara: governo vai acionar bandeira vermelha 2 em outubro

 


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), acionar a bandeira tarifária vermelha patamar 2 em outubro.

Dessa forma, a conta de luz terá cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos. Isso representa aumento em relação a setembro, quando a bandeira era vermelha patamar 1.

Segundo a Aneel, a bandeira patamar 2 foi acionada por dois fatores:

o risco hidrológico, quando o nível de chuvas está baixo; e
o preço de referência da energia, que tem aumentado por conta da seca.

O acionamento das bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 e 2 pela Aneel aponta para um cenário de geração de energia mais cara.

Com a seca na região Norte do país, usinas hidrelétricas importantes estão gerando menos energia. Por isso, para atender aos horários de pico de consumo e baixa geração de energia renovável, no início da noite, é necessário acionar usinas termelétricas –que são mais caras.

A última vez que o governo havia acionado a bandeira vermelha foi em agosto de 2021 — na crise hídrica.

Depois, em setembro do mesmo ano, a Aneel criou a bandeira “escassez hídrica” – a mais cara de todas – para atender ao sistema elétrico nacional em situação severa de seca, que afetou a geração de energia pelas hidrelétricas.

A bandeira “escassez hídrica” ficou em vigor até abril de 2022, quando a Aneel acionou a bandeira verde – sem cobrança adicional na conta de luz.

sábado, 28 de setembro de 2024

PF apreende R$ 500 mil em espécie dentro de mochila; suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos

 


A Polícia Federal (PF) apreendeu R$ 500 mil em espécie em Maceió (AL), nesta sexta-feira (27). De acordo com as autoridades, a suspeita é que o dinheiro seria usado na compra de votos.

Um homem, que não teve nome revelado, foi abordado pela polícia com a quantia no bairro de Ponta Verde, zona nobre da capital. Segundo a corporação, “a operação foi desencadeada após uma denúncia”.

“A operação foi desencadeada após uma denúncia indicar que uma pessoa realizaria o saque de uma grande quantia para ser utilizada na compra de apoio eleitoral para o pleito que será realizado em 6 de outubro”, informou a polícia.

O suspeito foi encaminhado a uma sede da Polícia Federal e um inquérito sobre o caso foi aberto para apurar possíveis crimes relacionados a compra de votos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Na quinta-feira (26), o mesmo valor em espécie foi apreendido na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. A polícia apura se a quantia seria usada para compra de votos na região do Cariri.

Fonte: Portal PE 10


Petrolândia cancela show de R$ 1,1 milhão de Gusttavo Lima. Entenda

 


A Prefeitura de Petrolândia foi obrigada a cancelar um show milionário, com um cachê no valor de R$ 1,1 milhão em favor do cantor Gusttavo Lima.

O contrato foi assinado, em 06 de setembro de 2024, para uma apresentação do artista, no dia 02/10/2024, na festa do Padroeiro São Francisco de Assis, na cidade de Petrolândia.

Decisão sobre show do Gusttavo Lima
O show iria acontecer às vésperas das eleições. Tanto o Ministério Público Eleitoral como o MP de Contas entraram com representações contra a festa. A procuradora Germana Laureano, do MP de Contas, entrou com duas representações.

Um fator que pode ter pesado para a decisão de cancelamento pode ter sido o recente mandado de prisão contra o cantor sertanejo.

“Dessa forma, fica extinta a relação contratual até então existente, bem como todas as obrigações assumidas em contrato, não havendo nada mais a reclamar pela DISTRATANTE (Empresa do cantor) em face da DISTRATADA (prefeitura local) e vice-versa, inclusive multa e indenizações de qualquer natureza, seja em juízo ou fora dele”, informa em nota oficial a Balada Eventos e Produções, pertencente ao cantor.

“As PARTES informam que não há que se falar em qualquer tipo de pagamento e/ou ressarcimento diante do presente distrato”.

A decisão foi semelhante ao que ocorreu em Ipojuca, no qual o MPC-PE pediu ao TCE o cancelamento do show de R$ 900 mil de Wesley Safadão próximo ao dia da eleição por supostamente favorecer eleitoralmente a candidata apoiada pela Prefeita Célia Sales.

Operação Integration
Gusttavo Lima foi alvo da Operação Integration, uma investigação da Polícia Civil de Pernambuco que apura suposta lavagem de dinheiro em cassinos online.

A operação ganhou destaque após prender a influenciadora e advogada Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra.

Os investigadores apontam que os acusados ocultavam bens de origem ilícita a partir da lavagem de dinheiro com contratos de publicidade.

Do Blog do Jamildo

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Eleições 2024: Rorró Maniçoba abre vantagem de 13% na 3° pesquisa eleitoral de Floresta, PE


Em pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 18 e 20/09, no município de Floresta, Pernambuco, a atual prefeita Rorró Maniçoba desponta como favorita na corrida eleitoral para a reeleição, com uma vantagem de 13% sobre o principal adversário, Dr. Severininho. 

O levantamento, conduzido pelo Instituto IMAPE, ouviu 400 eleitores e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-05781/2024.



Resultados da pesquisa:


Na pesquisa espontânea, em que os eleitores respondem sem serem apresentados a uma lista de candidatos, Rorró Maniçoba aparece com 44,3% das intenções de voto, enquanto Dr. Severininho conta com 33,0%. 21% dos eleitores entrevistados declararam não saber ou não quiseram responder, enquanto 1,7% optaram por nenhum candidato, branco ou nulo.

Já na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, Rorró Maniçoba sobe para 47,5% das intenções de voto, mantendo sua liderança. Dr. Severininho fica com 36,3%, enquanto 14,7% dos eleitores ainda não têm uma opinião formada ou preferiram não responder. 1,5% declararam voto nulo ou branco.


A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais em domicílio e seguiu rigorosos controles de verificação para assegurar a integridade dos dados. Com uma amostra de 400 eleitores de Floresta, a pesquisa apresenta uma margem de erro de 4,9%, com um nível de confiança de 95%.

Fonte: Blog do Elvis

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Pesquisa registrada: Rorró lidera com uma frente de 8 pontos em Floresta


Se a eleição para prefeito de Floresta fosse hoje, a prefeita Rorró Maniçoba (PP) seria reeleita com 47,7% dos votos, derrotando Dr. Severininho (Podemos), que teria 39,7% das intenções de voto. É o que aponta a pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno. Brancos e nulos somam 2,9%, enquanto indecisos chegam a 9,7%.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar o nome do candidato que pretende votar sem o auxílio da lista, Rorró também lidera, com 44,6%, enquanto Severininho aparece com 35,7%. Neste cenário, brancos e nulos somam 2,9% e indecisos sobem para 16,8%.

No quesito rejeição, Rorró lidera. Entre os entrevistados, 36,3% disseram que não votariam nela de jeito nenhum, enquanto Severininho tem 25,7% dos eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de voto na prefeita aparecem entre os eleitores na faixa etária acima de 60 (58,6%), entre os eleitores com grau de instrução até o 9º ano (52,7%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários mínimos (51,7%). Por sexo, 49,1% dos seus eleitores são homens e 46,4% são mulheres.

Já o Dr. Severininho aparece melhor situado entre os eleitores na faixa etária entre 25 a 34 anos (48,1%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (49%), e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (44,7%). Por sexo, 39,9% dos seus eleitores são mulheres e 39,5 são homens.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 17 de setembro, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-02665/2024.


Kiba Maniçoba é Favorito nas Eleições para Prefeito de Itacuruba

 


Em um cenário político promissor, Kiba Maniçoba se destaca como um dos principais candidatos para a prefeitura de Itacuruba, segundo um estudo técnico recente realizado pela Revista Total e pelo Blog Revista Total. A edição especial da revista, publicada em 16 de setembro de 2024, apresenta uma lista com 150 candidatos a prefeito em Pernambuco, e a análise foi conduzida por Marcelo Mesquita, um dos maiores especialistas em prognóstico político do país.


A pesquisa aponta que as chances de vitória de Kiba estão relacionadas ao reconhecimento da população pelo trabalho do atual prefeito, Bernardo, que o apoia na continuidade dos avanços iniciados em 2017. A gestão de Bernardo é bem avaliada, o que fortalece a candidatura de Kiba, visto que muitos eleitores buscam a manutenção das melhorias implementadas nos últimos anos.


Com um panorama favorável e uma base de apoio consolidada, Kiba Maniçoba aparece como o favorito na corrida eleitoral, refletindo a expectativa da população por uma liderança que dê continuidade ao desenvolvimento de Itacuruba. À medida que as eleições se aproximam, todos os olhos estarão voltados para essa prometedora candidatura.


Leia a matéria completa: 

https://issuu.com/revistatotalbrasil/docs/revista_total_edic_a_o_172_capa_01



Com R$ 2 bilhões em investimentos,Pernambuco terá em Suape a primeira indústria de e-metanol do Brasil

 

O Estado de Pernambuco vai receber a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil, a ser instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape. O contrato foi firmado entre o Governo do Estado e a empresa European Energy, nesta segunda-feira (23), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas.


Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o termo e anunciou a instalação da planta em Suape, numa área de 10 hectares, com estimativa de R$ 2 bilhões em investimentos. A chegada da companhia marca mais um passo para o desenvolvimento de uma economia limpa em Pernambuco e tem previsão de gerar 250 empregos diretos e mais 15 mil indiretos.


Quando estiver em funcionamento, serão 40 postos fixos de trabalho, com efeito multiplicador na cadeia de fornecedores locais. Pelo cronograma estabelecido, o projeto básico será apresentado até 30 de abril de 2025, e as obras terão início seis meses depois, com a concessão das licenças ambientais.


O Deputy CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, afirmou que a instalação da planta em Pernambuco faz parte da estratégia global da empresa. “Este projeto faz parte de nossa estratégia de internacionalização. Trazemos a expertise dinamarquesa no desenvolvimento, construção e operação de projetos de descarbonização. Acreditamos que o país reúne todas as condições para consolidar-se como protagonista na transição energética mundial”, enfatizou.


INÍCIO DAS OBRAS


As obras terão início em outubro do próximo ano, e a unidade começa a funcionar em julho de 2028 no terreno localizado nas proximidades do Estaleiro Atlântico Sul. Também conhecido como metanol verde, o e-metanol é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, sobretudo quando é produzido a partir de uma matriz de hidrogênio verde.


O projeto idealizado pela European Energy para Suape seguirá o modelo da moderna planta que está sendo comissionada na Dinamarca, um dos países mais sustentáveis do continente europeu. A estimativa é de que 100 mil toneladas de e-metanol sejam movimentadas por ano no atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, pontua que este é um marco importante para o setor. “O anúncio de hoje marca um divisor de águas para Pernambuco e para o Complexo de Suape. É um investimento de porte que consolida a política de descarbonização do território, para ofertar ao mercado marítimo combustível de fontes limpas, com impacto bastante positivo no transporte de carga por navios. A planta da European Energy vai projetar Suape para um novo patamar de desenvolvimento sustentável. É um grande passo para a consolidação do nosso porto no país e no mundo”, comemorou.

De origem dinamarquesa, a corporação tem operações de geração renovável, solar e eólica, consolidadas em Pernambuco e na Paraíba, além de um portfólio de ativos em desenvolvimento. “A planta de metanol verde de Suape reforça nossa importante parceria com o Governo de Pernambuco e consolida a atuação da empresa no setor de combustíveis renováveis. O projeto expandirá nosso portfólio no estado, onde já realizamos investimentos em ativos de geração renovável. Não é por acaso que escolhemos Recife como sede da empresa no país”, disse o vice-presidente da European Energy para América Latina, Thiago Arruda.

COMBUSTÍVEL PARA NAVIO

A European Energy já estabeleceu parceria com a empresa A. P. Moller-Maersk, também de origem dinamarquesa, para abastecimento dos novos navios da holding à base de e-metanol. A holding é uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo e, por meio de sua subsidiária APM Terminals, está construindo um novo terminal de contêineres em Suape, que será o primeiro 100% eletrificado da América Latina. Em obras desde fevereiro de 2024, a nova planta deverá começar a operar no segundo semestre de 2026, prevendo investimentos de R$ 1,6 bilhão.

Fundada em 2004, a European Energy dispõe de 23 escritórios espalhados em 18 países, contando com 813 colaboradores de 43 nacionalidades. No Brasil, a empresa tem dois projetos operacionais no Nordeste: o Complexo Eólico Ouro Branco e Quatro Ventos, nos municípios pernambucanos de Macaparana e Poção, com capacidade de produzir 94 MW; uma planta solar em Coremas, na Paraíba, de 93 MW, e diversos projetos solares e eólicos em desenvolvimento em outros estados do Brasil.

Participaram do evento o secretário estadual Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape, Arthur Neves, e o empresário Eduardo Monteiro.

Rorró Maniçoba se destaca como favorita na corrida eleitoral, aponta Revista Total

 



 _Estudos técnicos revelam potencial de vitória da prefeita na eleição municipal_ 


Na disputa eleitoral de Pernambuco, Rorró Maniçoba destaca-se como uma forte candidata à reeleição, de acordo com a análise da Revista Total. O renomado especialista Marcelo Mesquita, que desde 2005 aplica uma metodologia inovadora de prognósticos opinativos, incluiu a prefeita entre os 150 candidatos a prefeitos com as maiores chances de vitória no estado.


Mesquita, conhecido por acertar previsões sobre governadores, senadores e até presidentes, coloca a gestão de Rorró em destaque, evidenciando a confiança que a população deposita em sua liderança. Esse reconhecimento reforça a imagem de Rorró como uma gestora competente, enquanto os florestenses esperam continuar testemunhando seu trabalho de desenvolvimento.


Com determinação e foco, a prefeita se prepara para intensificar sua campanha e solidificar seu legado, com o apoio da comunidade em cada passo dessa emocionante disputa eleitoral.






sábado, 21 de setembro de 2024

Primavera deve ser mais quente e mais seca em Pernambuco; confira previsão para a estação




A primavera começa às 9h44 deste domingo (22), com a ocorrência do equinócio, e se estende até 6h20 de 21 de dezembro, quando terá início o verão. Em Pernambuco, a estação é marcada por ser mais quente e mais seca.

Para a primavera deste ano, a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de temperaturas acima da média climatológica e chuvas abaixo do histórico no Estado.

De acordo com a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, a primavera é caracterizada por ser um período de menor ocorrência de chuvas em Pernambuco, principalmente no Sertão. As temperaturas também começam a subir.

"Os meses mais quentes aqui no Litoral são os meses do verão (dezembro, janeiro, fevereiro), mas no Sertão são os meses da primavera (outubro, novembro, dezembro)", explica a meteorologista.

 A meteorologista também explica que, por ser um período mais quente e seco, a umidade relativa do ar também é mais baixa. O aumento da temperatura, acrescenta Aparecida, é algo que vem acontecendo com o decorrer dos anos, principalmente por conta do aquecimento global. 


"A gente tem observado que as temperaturas também vão aumentando. Temos um valor médio das temperaturas máximas, mas a gente sabe que essas temperaturas vão aumentando com os anos", completa Aparecida Fernandes, acrescentando que as temperaturas no Sertão podem se aproximar dos 40ºC durante a estação.

"A gente ainda tem as madrugadas frias, amanhece com um friozinho, mas a tendência é que com o passar dos meses isso vai esquentando mais".

 Segundo a Apac, para o trimestre outubro-novembro-dezembro, a climatologia indica 144,6 mm de chuva na Região Metropolitana do Recife (RMR), 91,3 mm na Zona da Mata, 63,2 mm no Agreste e 82,7 mm no Sertão — nas três primeiras regiões, é o período de três meses mais seco do ano.

Mais de mil cidades brasileiras registraram situação de seca severa ou extrema no mês de junho (Foto: Agência Brasil)

Estiagem
Algumas cidades de Pernambuco estão em situação de emergência por conta da estiagem.

Esta semana, o governo federal publicou decretos reconhecendo o status em seis municípios do Estado: Afrânio, Caruaru, Jatobá, PetrolinaPetrolândia e Santa Cruz — o que torna o acesso a recursos para combater os problemas causados pela seca menos burocrático.

Dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que, em Pernambuco, devido às anomalias negativas de precipitação e à piora nos indicadores nos últimos meses, houve a intensificação da seca no oeste, que passou de fraca (S0) para seca moderada (S1).

Pelos mesmos motivos, houve o avanço da seca fraca (S0) no sul, bem como houve o surgimento de uma área com seca fraca (S0) numa área pequena no norte do Estado. Os impactos são de curto prazo (C) em todo o Estado.

Por conta do início da primavera, acrescenta Aparecida Fernandes, a tendência é que essas áreas de estiagem aumentem no Estado nos próximos meses.

"As primeiras pancadas de chuvas começam no final de novembro, mas não são suficientes para melhorar essa estiagem. Então, a tendência é que o número de municípios em estado de emergência aumente também", completa a meteorologista.

Em todo o Brasil, há mais de 600 cidades em situação de emergência por conta da estiagem. Em Pernambuco, são mais de 100 — nem todas com o decreto federal.

Inmet
prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica condições favoráveis para o predomínio de chuva abaixo da média climatológica em grande parte da região Nordeste, bem como para temperaturas acima da média.

"Climatologicamente, o período chuvoso da faixa leste da Região Nordeste chega ao fim, portanto, nos próximos meses os volumes previstos serão mais baixos nesta área, exceto no sudeste da Bahia, onde há possibilidade de chuva próxima ou acima da média", afirma comunicado emitido pelo Inmet.

La Niña
fenômeno climático La Niña deve iniciar no Brasil já neste mês de setembro com 58% de chances no trimestre que vai até novembro.

Já no trimestre outubro-novembro-dezembro, a probabilidade do início do fenômeno aumenta para 60%.

No Nordeste, La Niña costuma a ajudar a intensificar as chuvas. Segundo Aparecida Fernandes, a atuação do fenômeno deve ser discreta e as atuais condições do Oceano Atlântico, no entanto, não estão favoráveis para potencializar a ocorrência de precipitações. 

"La Niña está para aparecer, está iminente e até o final do ano deve surgir. Porém, é uma La Niña fraca em intensidade e rápida. Mesmo com La Niña podemos ter uma continuidade dessa seca", finaliza a meteorologista.

Equinócio
O equinócio de primavera no Hemisfério Sul — outono no Hemisfério Norte — ocorre em 22 ou 23 de setembro, quando o Sol posiciona-se diretamente sobre a Linha do Equador. Com isso, os dias e as noites têm durações aproximadas.

A própria origem etimológica da palavra equinócio, do latim aequinoctium, indica essa caraterística, uma vez que significa "noite igual".

Os equinócios também ocorrem no mês de março, dando início ao outono no Hemisfério Sul e à primavera no Hemisfério Norte. 

Fonte: Folha PE


Eleições 2024:Candidatos não podem ser presos a partir de hoje, a não ser em flagrante

 


A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

A regra está no artigo 236 do Código Eleitoral. Nesse período, os membros das mesas receptoras e os fiscais de partidos também não poderão ir para prisão. Tudo isso, com exceção dos casos de prisão em flagrante.

Para os eleitores, a regra começa a valer cinco dias antes e vai até 48 horas depois do encerramento da eleição. Nesse período, a pessoa só vai poder ser detida em flagrante delito; condenação por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

O advogado criminalista, Antonio Gonçalves, explica que a regra existe para proteger as candidaturas.

“A proibição da prisão de candidatos é justamente uma proteção para que não tenha uma perseguição política ou um revanchismo eleitoral.  Então, é uma proteção aos candidatos para que consigam exercer da melhor maneira o regime democrático”.

Apesar das restrições, crimes, como um roubo de celular, devem ser denunciados e o criminoso pode ser preso, diz o advogado.

“E, ainda que o policial não veja, a depender do lapso temporal entre o roubo ou furto e a descoberta, aí o que pode acontecer é que o crime não tenha mais um flagrante, mas o furto ou roubo permanece, então não tem problema nenhum quanto a isso”.

Prisão de eleitores

A lei eleitoral também proíbe que eleitores sejam detidos ou presos entre os cinco dias antes das eleições e as 48 horas após o término do pleito. Nas eleições deste ano, a restrição vai valer entre os dias 1o e 8 de outubro.

A medida tem como objetivo garantir o direito ao voto para o eleitor. A restrição não vale para casos de crime em flagrante ou se a prisão for para cumprir sentença penal em crime inafiançável (não admite o pagamento de fiança para liberação da prisão), como racismo, tráfico de drogas, tortura, crimes hediondos.