QUEM SOMOS?

QUEM SOMOS?

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

A Prefeitura de Belém do São Francisco anunciou a reabertura do Edital para seleção de 50 bolsas de estudo remanescentes para universitários belemitas matriculados no CESVASF

 


O valor máximo da Bolsa Não Reembolsável concedida a cada aluno, no ato da concessão, é de 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade, baseado o seu cálculo no valor da mensalidade dos cursos de licenciatura. O benefício é válido até a conclusão do curso de graduação, desde que o estudante permaneça dentro dos critérios estabelecidos pela legislação própria.


O candidato deve participar do processo seletivo, estar regularmente matriculado nos cursos de Licenciatura ou Bacharelado do ABCDE/CESVASF, considerando também a condição socioeconômica e as vagas oferecidas pela instituição de Ensino Superior.


As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, de forma presencial na sede da Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação - ABCDE, localizada na Rua Cel. Trapiá, 1⁰ andar, até o dia 30/09, das 08h às 12h. Confira a documentação necessária para a inscrição, entre outras informações, acessando o edital em belemdosaofrancisco.pe.gov.br


#cesvasf #bolsasdeestudo #leicanabrava

https://www.instagram.com/p/Cxu97_OOiyt/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==


quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Deputados Estaduais aprovam projeto de Raquel Lyra que reduz IPVA e reajusta alíquota do ICMS de 18% para 20,5%

 


Na tarde desta terça-feira (26), o Pacote de Justiça Fiscal do governo do Estado foi aprovado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O projeto prevê o reajuste da alíquota de arrecadação do ICMS de 17% para 20,5%, além da redução da taxa de IPVA e adoção de instrumentos para renegociação de débitos fiscais.

No primeiro momento, foi aprovado com 41 votos o Projeto de Lei Complementar 1076/2023. O PLC institui o Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários relativos ao ICMS, ao IPVA e ao ICD, que concede redução de crédito tributário relativo aos mencionados impostos e da alíquota do ICD, e dispõe sobre a concessão de remissão e anistia de crédito tributário relativo ao IPVA e a Taxas de Fiscalização e Utilização de Serviços Públicos, nas condições que especifica.

Segundo o deputado, Antônio Moraes (PP), Pernambuco não terá o maior aumento de ICMS do nordeste.

“Todos os estados aumentaram o ICMS, dizer que Pernambuco é o maior, não é verdade, em Alagoas tem 19% e 3% para o fundo de pobreza, sendo assim a prefeitura não recebe nada, pois vai tudo para o governo. Aqui não se colocou nenhum fundo de pobreza e sim ICMS 2.5 para ser partilhado com todas as prefeituras. O aumento não irá interferir na cesta básica no estado, combustível, energia e comunicação também não será atingido”, explicou.

O Projeto de Lei 1075/2023 foi votado separadamente. Primeiro apenas o texto base, que foi aprovado por unanimidade, com 41 votos. O artigo 6º votado separadamente, mas também foi aprovado, porém com apenas 29 votos positivos.

O projeto modifica a Lei nº 15.730, de 17 de março de 2016, relativamente à não incidência, às alíquotas, à tributação monofásica, ao ressarcimento, ao parcelamento e ao Programa de Autorregularização e Conformidade Tributária e outras.

“Diante da correção feita que reduz a alíquota do IPVA para motos nós votaremos favoráveis ao projeto destacando a questão dos processos legislativos de serem alterados 15 leis em uma, isso é muito ruim, não pode se tornar uma prática nessa casa”, destacou a deputada Dani Portela (Psol).

O deputado que tomou posse ontem e declarou oposição ao governo do Estado, Edson Vieira (União), destacou que votou contra o artigo 6º. “O projeto em questão do ICMS votarei contra, venho da região do polo de confecção, lá escutei alguns empresários e comerciantes que estão aflitos com essa situação. Me disseram que não iria interferir na cadeia têxtil, mas interfere sim”, explicou.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

GRANDE FESTIVAL DE PRÊMIOS EM MIRANDIBA-PE - DIA 08 DE OUTUBRO

 


JÁ PENSOU EM LEVAR PRA CASA UMA BOLADA DE DINHEIRO OU UMA MOTO+CAPACETE+TANQUE CHEIO?

SE LIGA AÍ!!

É LUIZ PAULO, O HOMEM DA SORTE, QUE MANDA AVISAR QUE DIA 08 DE OUTUBRO ESTARÁ NA CIDADE DE MIRANDIBA-PE, COM ESTE GRANDE FESTIVAL DE PRÊMIOS, LEVANDO PARA VOCÊ UMA PREMIAÇÃO TOTAL DE R$85.000 MIL REAIS ... ISSO MESMO!!

CONFERE TODAS AS INFORMAÇÕES NO CARD E ATIVE O ALARME PARA VOCÊ NÃO ESQUECER E SUA SORTE PASSAR EM BRANCO!!

CUIDAAAAAA!! 🍀🍀

Prefeita de Floresta reduz próprio salário, além dos vencimentos da vice e secretários

 


A prefeita do município de Floresta, Rorró Maniçoba, tomou uma medida drástica em resposta às sucessivas quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) destinados à cidade.


Em um decreto publicado nesta quarta-feira (6), a gestora e sua equipe de governo decidiram reduzir temporariamente os salários da prefeita, da vice-prefeita, Bia Numeriano, e dos secretários municipais em 50%.

A justificativa para essa medida se baseia na preocupação com a saúde financeira do município, uma vez que as quedas mensais nos repasses do FPM podem inviabilizar o custeio das despesas públicas obrigatórias, incluindo o pagamento de servidores e contribuições previdenciárias. 


O decreto estabelece que a redução dos salários da prefeita, da vice-prefeita e dos secretários municipais será temporária, aplicando-se nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do corrente exercício. “Essa medida, embora drástica, reflete os desafios financeiros enfrentados por muitos municípios brasileiros.


Nossa gestão espera que essa redução de salários contribua para a estabilidade financeira do município, enquanto buscamos alternativas para enfrentar os impactos das quedas nos repasses do FPM”, afirmou a prefeita.


Via Imprensa.

OMS identifica novas doenças que podem causar novas pandemias

 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou um novo processo científico global com o objetivo de atualizar a lista de patógenos prioritários. Os patógenos são considerados potenciais agentes capazes de causar eventuais surtos ou pandemias no futuro. Em um esforço coletivo que envolveu uma lista de 300 cientistas ligados à OMS.

O experimento analisou evidências de mais de 25 famílias de vírus e bactérias considerados potencialmente ameaçadores para o controle sanitário mundial. Entre os diferentes agentes observados, uma misteriosa ‘Doença X’ foi incluída na lista. Segundo os pesquisadores, essa designação indica um patógeno ainda desconhecido, de origem animal, que pode causar uma grave epidemia internacional entre humanos.

A doença misteriosa foi associada à pandemia de covid-19 por alguns especialistas, ainda que, oficialmente, a OMS nunca tenha oficializado essa informação. Além da ‘Doença X’, a lista inclui outras patologias como covid-19, febre hemorrágica da Crimeia-Cong, doença do vírus Ebola e doença do vírus Marburg, febre de Lassa, síndrome respiratória do Oriente Médio e Síndrome Respiratória Aguda Grave, Nipah e doenças hantavirose, febre do Vale do Rift e Zika.

Patógenos identificados:

Febre do Vale RiftO

 vírus identificado pela primeira vez em 1931 no Quênia é mais comum em animais, mas também pode afetar humanos. Os pacientes podem desenvolver problemas oculares, meningoencefalite ou febre hemorrágica.

Vírus de Marburg


Com sintomas parecidos com os do ebola, a doença provoca febre hemorrágica grave. Os surtos mais recentes ocorreram na África.

Vírus Nipah

O vírus Nipah é transmitido por morcegos e pode provocar desde síndromes respiratórias agudas a inflamação no cérebro. Ainda não existe vacina ou cura, somente um tratamento para a doença. O vírus foi identificado pela primeira vez na Malásia e atualmente tem causado alarde na Índia.


Febre hemorrágica da Crimeia-Congo

É uma enfermidade endêmica na África, na zona, no Oriente Médio e na Ásia. O vírus causa febre hemorrágica, com uma taxa de mortalidade de até 40%.


Zika

A doença, apontada como uma das causas da microcefalia em bebês, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O zika continua a ter uma especial incidência na América Latina, principalmente no Brasil.


Febre da Lassa

A doença mortal que se espalha pela África pode afetar os órgãos e danificar os vasos sanguíneos. Ela é transmitida aos humanos pelo rato comum africano.


Síndrome respiratória do Oriente Médio

É uma doença respiratória que provoca tosse e febre. Foi identificada pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita. A contaminação ocorre por meio de contato físico com indivíduos infectados, ou através de tosse e espirro.


terça-feira, 5 de setembro de 2023

ASSIESPE convoca população para votar em proposta de bolsas de estudo do PROUPE para alunos de autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco!

 


O Governo de Pernambuco lançou o “Ouvir para Mudar”, uma iniciativa de escuta popular para estabelecer os objetivos e as metas do Plano Plurianual (PPA/2024-2027) a serem executados pelo Governo de Pernambuco.


Para que os estudantes das IES municipais voltem a sonhar com o benefício de bolsas de estudos, a ASSIESPE apresentou uma proposta de oferta de bolsas de estudos do PROUPE para alunos das autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco e agora precisa do seu voto para tornar a proposta uma política pública prioritária.


Acesse ouvirparamudar.pe.gov.br/processes/escutapopular/f/4/proposals/377 e vote na nossa proposta!*


Para saber mais, confira a matéria completa no nosso site: http://www.assiespe.org.br/?url=noticia&id=311



Siga @assiespe.oficial no Instagram: 

https://www.instagram.com/p/Cwuu7VnOq1n/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==